20 de janeiro de 2009

Pessimismo da Razão, Otimismo da Vontade


Acho que agora 2009 começou pra valer. Na América do Norte George W. Bush se despede e assume o “Grande Líder” Barack Obama. No Oriente Médio, finalmente um cessar fogo das duas partes, e a retirada provisória das tropas israelense da Faixa de Gaza. E no Brasil, finalmente começou o Big Brother Brasil!

Bem, pra comentar o emocionante e imprevisível Big Brother Brasil, já existem muitas Sônias Abraão por ai. São mais qualificados do que eu no assunto.
Porém a não menos importante noticia da semana foi à retirada (provisória?) das tropas israelenses do território palestino da Faixa de Gaza. Antes tarde do que nunca.A contagem de mortos do lado palestino estaria perto de mil e duzentos, numero que com certeza ira subir após melhor análise das áreas destruídas. O que chamou minha atenção foi o perfeito timing da retirada. A poucos dias da posse de Obama, o cessar fogo é anunciado. Cada vez mais concordo com minha própria teoria da conspiração de que um dos principais motivo da ofensiva israelense seria ao mesmo tempo pressionar o novo governo de Obama assim como aproveitar os últimos dias do governo pandemônio de Bushit.
Mas a grande estrela de janeiro de 2009, e sabe lá ate quando é Barack Obama. Sua posse faz de hoje, 20 de janeiro de 2009 um dia Histórico. O povo norte-americano apostou no novo. A esperança venceu o medo (Onde já ouvi isso?). Com o Slogan de “Change”, Obama conclamou a Nação Americana, a se unir a ele em um processo de mudança (profundas ou superficiais?), que salvaria a economia americana e faria o mundo esquecer de George W Bush. Como um líder messiânico, ou como um apresentador de programa de auto-ajuda atravessou os EUA, do leste ao oeste fazendo coro de “YES, WE CAN”.
Só tenho a desejar boa sorte. Acho bonito que uma eleição, uma posse, gere tanta esperança. Com tantos sonhos de mudança. O Brasil passou por isso com a primeira eleição de Lula. Na época eu sonhava mais do que apenas um governo melhor que o antecessor, mas fazer o que? Agora que o mundo mudou de síndico, porque não esperar um pouco menos de imperialismo, de guerras e até um pouco menos de capitalismo. Seria otimismo demais? Tudo muda para continuar como está?


PS: esse artigo pode ser lido em conjunto com os artigos "Sonho Sonhado" e "O vento da mudança mais uma vez soprou" de Novembro 2009

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu camarada!
Obama era tudo que os EUA E A SUA MÍDIA PRECISAVAM" Um dia John Lennon falou que o sistema sempre criou pontos de fuga para tentarem convencer as minorias que elas podetiam sonhar, no interior do capitalismo. Negros lutam boxe, correm no atletismo, cantam jazz, hoje hip hop. É o que o sistema permite. A exceção sempre se torna regra! Agora um presidente. O self made man...negro, infância pobre, que tentará salvar uma economia comandada por brancos e ricos. O mais pós moderno disso tudo é a espetacularização da posse. Nessa inércia que caracteriza a nossa doentia sociedade de consumo, todos aguardam um Evento. Pois bem, é o hora desse Evento! Sai de cena Bush, que jogou os EUA na lama, mentiu, matou, atolou a economia, jogando milhares de pessoas nas ruas e entra o salvador. Será? Acredito que possa melhorar, mas não se salva um paciente terminal. Não cura-se um cancer de pilmão diagnosticado deixando simplesmente de fumar. Os EUA tem 38 milhões abaixo das linha de pobreza..a maioria absoluta de negros. Para quem Obama vai governar? O furacão Catrina, por algumas semanas fez uma parte dos EUA não diferir em nada do Haiti. Será que Ibama governará para os pobres, ou para salvar a economia dos brancos. Aqui no Brasil, o alarde pela posse de Obama mostra o claro efeito da despolitização das pessoas. Compra-se um estilo de vida, uma identidade talvez, e despreza-se a política. Fala-se muito em Martin Luther king, mas nada dalam de Malcolm X!

Saqueadores de Vento disse...

concordo meu camarada

E o que eu escrevi, vc leu direitinho? Tudo muda para continuar como está?

mas podemos ter alguma melhora, como foi com o Lula.

por exemplo, Guantanamo será fechada!

PS: Troca esse teclado errado q tu tens aí!!

Anônimo disse...

No discurso de posse Obama colocou fascismo e comunismo no mesmo saco. Engaçado que geralmente isso sempre acontece, esquecendo que o fascismo nada mais é do que os excessos do capitalismo. Fora isso,foi fácil ver a atuação da ideologia nos seus discursos. Ele só deve ter esquecido que foram os EUA que jogaram a bomba atômica, inavadiram o vietnã, invadiram o Iraque, afeganistão, apoiaram ditaduras nas Américas, na Africa e na Asia. A propósito, alguém conhece dois assassinos mais sutis e mais letais do que Friedman e o americano por ideal Hayek?

Anônimo disse...

Então,é preciso rever o coneito de "bastiões da liberdade" em sua luta contra o mal absoluto!

Thiago Penna disse...

è mesmo Joyce...essa visão esteriotipada do comunismo é uma merda...mas fazer o que? Culpa das cagadas de stalin e companhia!!

Obama não é revolucionário, nem salvador nem porra nenhuma..é um governante americano com todos os defeitos que isso carrega. Vai ser melhor que o bushit e como pega o País e o mundo em crise....nada melhor que uma crise para virar herói né

Acho q tb ele falou isso devido a onda conservadora que o chamava de comunista..é uma forma de se afastar do estigma

Thiago Penna disse...

capitalismo , facismo e comunismo tudo vem da mesma fonte A MODERNIDADE

quanto ao Hayek , Fridman e cia tb concordo, cambada de merda....se chamam o MArx de assassino eles tb, pelo mesmo criterio também são..

bjss e mais uma vez obrigado pelo comentário